A árvore símbolo do Ceará é a Carnaúba (Copernicia prunifera). Nativa, a palmeira adaptada às condições do Semiárido, com baixos índices pluviométricos e altos níveis de insolação, possui, além da função ecológica, pois ocorre, predominantemente, próximo a cursos d’ água, protegendo-os do processo de erosão, possui grande importância econômica e social, devido às suas diversas utilidades. Dela, por meio do extrativismo, aproveita-se tudo: folhas, tronco, raízes, fibra ou fruto.
O extrativismo vegetal é a retirada de qualquer parte ou produto de uma planta que está no seu ambiente de ocorrência natural. É por meio dessa atividade que a Carnaúba pode ser aproveitada para variados fins. Das folhas obtêm-se o pó que é a matéria-prima para a cera de Carnaúba. A produção desse pó é uma adaptação da planta ao clima seco e quente do semiárido, evitando a perda excessiva de água por evaporação.
A cera de Carnaúba é uma das mais duras, dentre as vegetais, além de não ser perecível, o que permite uma ampla variedade de utilização pelas indústrias, alimentícia, farmacêutica, cosmética, de informática, assim como para a produção de polidores, tinta, filmes plásticos, papel carbono, dentre outros; constituindo-se como o principal recurso econômico aproveitável da planta e um produto de elevada importância econômica para a região Nordeste.
As folhas também podem servir para utilização em produtos artesanais como chapéus, vassouras, bolsas e outros objetos. O fruto serve para a alimentação animal, o tronco para a construção civil, as raízes para fins medicinais e a fibra, para a fabricação de cordas, cestos, redes etc. Habitações inteiras, também podem ser construídas com o aproveitamento de partes da Carnaúba, o que é muito comum no Nordeste. A madeira serve para dar suporte às paredes e teto, e as folhas, para fazer a cobertura das moradias.
A atividade extrativista nos carnaubais nordestinos continua com características primárias em seu processo produtivo, e é realizado pelas populações rurais, nas épocas não chuvosas, devido à impossibilidade da realização da agricultura familiar, e é uma atividade de ocupação e complementação de renda de grande relevância socioeconômica, para inúmeras famílias de baixa renda, em boa parte da Região.
Além da utilização em pequena escala para sustento familiar, a Carnaúba também é explorada em escalas industriais, principalmente para a exportação. Proprietários de extensas áreas de plantio da palmeira empregam grande quantidade de mão de obra e maquinário para o processamento dos insumos provenientes da planta, o que possibilita a produção do pó cerífero e consequentemente, da cera. Em síntese, as etapas desse processo são: secagem das palhas, retirada do pó, produção da cera bruta e beneficiamento da cera, retirando-se as impurezas.
A extração da folha da árvore, para a retirada do pó cerífero, acontece, geralmente, entre os meses de julho e dezembro, justamente no período seco, quando o teor de cera na palha é maior, devido à resposta da planta a uma menor umidade no ambiente. A cadeia produtiva brasileira da carnaúba está basicamente concentrada nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
O Estado do Ceará é um dos principais produtores da cera de carnaúba, pois possui um dos maiores e mais densos carnaubais. Devido à importância dessa espécie de palmeira para esse Estado, o Decreto-lei 27.413, de 30 de março de 2004 instituiu a Carnaúba como símbolo do Estado, estando ela, inclusive, representada em seu brasão.
Onde você encontra a Carnaúba nas praias de Amontada?
- Cobertura de muitos estabelecimentos
- Estacas no mar dos currais
- Colunas de muitos estabelecimentos mais simples
- Artesanato com palha




Documentário sobre a Carnaúba